As cirurgias plásticas reparadoras são cirurgias que envolvem a restauração, reconstrução ou correção das deformidades congênitas ou adquiridas ao longo dos anos pela paciente.
Em se tratando de cirurgias plásticas reparadoras direcionadas para as pacientes que realizaram cirurgia bariátrica ou que fizeram reeducação alimentar para combater a obesidade e tiveram grande perda de peso, esses procedimentos cirúrgicos visam auxiliar na continuidade do tratamento da obesidade. Isso porque a perda de peso ocasiona excesso de pele e gordura no abdômen, nas mamas, nos braços, nas pernas e nas nádegas, que geram complicações, não só estéticas, mas que interferem na capacidade de movimentação da paciente, além do acúmulo de suor e sujeiras, provocando assaduras e infecções por fungos.
Sendo assim, a Retirada de Pele após grande perda de peso, tem natureza reparadora e deve ser considerada um tratamento de saúde, vez que se destina primordialmente a reparar, e por isso tem um caráter funcional e não estético, como as operadoras de planos de saúde costumam alegar.
Assim, se você é pós bariátrica ou teve uma grande perda de peso através de tratamento clínico, exercícios e reeducação alimentar, saiba que as cirurgias reparadoras necessárias após a grande perda de peso, como por exemplo a Abdominoplastia / Dermolipectomia, Mastopexia / Mamoplastia, Lifting das coxas, braços e pernas, dentre outras, devem ser integralmente custeadas pelo plano de saúde.
Em caso de recusa do seu plano de saúde, saiba que a negativa pode ser revertida por meio de ação judicial contra o seu plano de saúde.